Projeto contra violência sobre idosos recebe prémio de 35 mil euros 

A Associação de Socorros Mútuos dos Artistas de Bragança (ASMAB) foi a vencedora da edição deste ano do prémio BPI Seniores

 Bragança é o sexto distrito com maior prevalência de denúncias de violência contra idosos em Portugal, uma realidade agravada pelo isolamento e pela solidão e que levou a associação a avançar com o projeto para ir até junto dos idosos nos casos denunciados e desenvolver ações preventivas em parceria com várias entidades.

O projeto conquistou o primeiro lugar do Prémio BPI Seniores e irá imediatamente para o terreno, começando pelo estabelecimento de contactos com parceiros locais, como disse à Lusa a técnica responsável pela iniciativa, Teresa Fernandes, que apontou os maus tratos a idosos como “a mais atroz violência doméstica”.

A ASMAB irá intervir nos 12 concelhos do distrito de Bragança, encaminhando as situações de risco para o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, que funciona desde 2006 naquela associação, com uma equipa multidisciplinar, em parceria com 10 entidades externas.

Os casos que têm sido detetados apresentam dois padrões: “a violência conjugal que se arrasta ao longo dos anos e a de descendentes diretos, bem como outros familiares que cuidam dos idosos”.
O projeto da ASMAB venceu o primeiro prémio BPI Seniores em ex-aequo com a Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

A empresa distinguiu ainda outras 30 instituições privadas num total de 32 prémios, no valor de 700 mil euros, para projetos que apoiam os mais velhos.

FONTE: http://visao.sapo.pt/iniciativas/visaosolidaria/junioresseniores/2015-10-23-Projeto-contra-violencia-sobre-idosos-recebe-premio-de-35-mil-euros