O CORAÇÃO ENVELHECE DE FORMA DIFERENTE NOS HOMENS E NAS MULHERES

-

As diferenças entre homens e mulheres estendem-se ao órgão do coração, comprova um estudo que envolveu quase 3 mil adultos. Esta investigação de 10 anos apurou que o coração não envelhece da mesma forma nos dois géneros.

A pesquisa, realizada na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA, analisou 2.935 adultos com idades entre os 45 e os 84 anos, sem problemas cardiovasculares, ao longo de 10 anos.

E os resultados do estudo, concluíram os investigadores, revelam uma “discrepância fascinante” entre homens e mulheres.

O estudo, publicado na Radiology, focou-se no ventrículo esquerdo, que bombeia o sangue oxigenado do coração para o corpo.

À medida que as pessoas envelhecem, essa capacidade de bombeamento diminui, mas este declínio acontece de forma diferente nos dois géneros.

Nos homens, o músculo do coração em torno deste ventrículo torna-se maior e mais espesso com o avançar da idade,  enquanto nas mulheres mantém o seu tamanho ou fica mais pequeno.

“Homens e mulheres podem desenvolver doenças do coração por razões diferentes”, diz o líder da investigação, John Eng, professor da Universidade Johns Hopkins, citado pelo Live Science.

“Os nossos resultados são uma demonstração cabal do conceito de que a doença do coração pode ter uma pato-fisiologia diferente em homens e mulheres e da necessidade de tratamentos à medida que abordem tão importantes diferenças biológicas”, acrescenta João Lima, investigador da Escola de Medicina da mesma universidade.

As diferenças verificadas entre géneros mantiveram-se mesmo depois de controlados os valores da massa corporal, da pressão arterial e do colesterol e independentemente dos níveis de exercício e do consumo de tabaco dos participantes.

Este estudo integra o projecto de investigação “Estudo Multi-Étnico da Arteriosclerose” (MESA), iniciativa de longo prazo que acompanha cerca de 7 mil participantes, de diversas etnias, para apurar os factores que influenciam as suas doenças cardíacas.

FONTE: http://zap.aeiou.pt/o-coracao-envelhece-de-forma-diferente-nos-homens-e-nas-mulheres-86642